Procure:
 

Noticias SBAN - Junho de 2009

Assembleia Geral Ordinária da SBAN Será Realizada no Dia 3 de Setembro

A Diretoria da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição convoca todos os seus associados a comparecerem à Assembleia Geral Ordinária da SBAN, que se realizará na cidade de São Paulo, no Fecomercio, durante o 10º Congresso Nacional da SBAN. O endereço é Rua Dr. Plínio Barreto, 285.

A primeira convocação será às 18:40h, com a presença de pelo menos dois terços dos associados quites e, em segunda e última convocação, se necessário, com qualquer número de associados quites presentes, meia hora após a primeira
convocação, a fim de que seja discutida e deliberada a seguinte pauta do dia:

1 – Relatos do Congresso.

2 – Informações sobre inscrições de chapas para eleição da nova Diretoria -
Gestão 2010 – 2012.

3 – Candidaturas para realização do próximo Congresso que será realizado em 2011.

Os interessados deverão enviar propostas para a Diretoria da SBAN com
antecedência, com informações sobre cidade, local, programa preliminar, condições de
infra-estrutura, acessibilidade, e outros que considerarem procedentes.

4 - Assuntos de interesse geral.

Pesquisa Mostra Falta de Consumo de Cálcio por Adolescentes

Um estudo realizado pela USP de Piracicaba, com 300 adolescentes entre 10 e 15 anos, mostra que 90% deles têm falta de cálcio na alimentação. A pesquisa foi realizada em escolas públicas municipais e estaduais de Campinas e comandada pela pesquisadora Mariana Danelon. De acordo com ela, os dados são preocupantes pois é nessa fase em que é estocada a maior quantidade de cálcio usado ao longo da vida.

Segundo a pesquisa, na infância e adolescência, deveria ser ingerida uma quantidade de 1300 ml por dia, mas esse valor não ultrapassa os 700 ml. O Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado em 2006 pelo Ministério da Saúde, recomenda o consumo diário de três copos de leite, já que este alimento é considerado a melhor fonte natural de cálcio.

Segundo o Guia, beber leite regularmente ajuda na formação e na manutenção da estrutura dos ossos, evitando doenças como a osteoporose, o câncer e a obesidade.

V Simpósio Ácidos Graxos e Saúde do ICB/USP

Por iniciativa do Grupo de Fisiologia Celular, do Departamento de
Fisiologia e Biofísica – ICB / USP (Instituto de Pesquisas Médicas), será realizado,
no dia 8 de agosto de 2009, o “V Simpósio Ácidos Graxos e Saúde”.

O propósito do evento é reunir alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores, profissionais e a comunidade em geral, interessados no tema “Ácidos Graxos e Saúde”. Este simpósio é gratuito e vem se repetindo há mais de quatro anos com sucesso, tendo sido sediado no ICB-USP e em outras universidades do estado de São Paulo. A edição deste ano acontecerá no auditório da Faculdade de Veterinária e Zootecnia. Cerca de 300 participantes estão sendo esperados.

Foram convidados palestrantes e pesquisadores com contribuição relevante para o conhecimento na área de ácidos graxos e suas relações com a saúde e a doença. Dentre eles, professores de diferentes unidades da USP e de outras universidades brasileiras, além de um convidado da Universidade de Southampton, o professor Phillip Calder. Vários alunos de pós-graduação e pós-doutorandos também apresentarão seus resultados em sessões orais e na forma de painéis convidados.

Ainda assim, existem no Brasil 38,8 milhões de adultos com excesso de peso e 3,8 milhões em fase de obesidade. Entre os homens, a freqüência do excesso de peso aumenta de modo intenso com a renda, enquanto que, entre as mulheres, a relação percentuais de excesso de peso e renda é menos marcante. O excesso de peso é mais comum nas classes intermediárias de renda.

Com esta pesquisa, “observa-se que os percentuais de calorias provenientes de carboidratos (59,6%), proteínas (12,8%) e lipídios (27,6%) ingeridos estão dentro dos padrões nutricionais recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) - entre 55% e 75% de carboidratos; entre 10% e 15% de proteínas e entre 15% e 30% de lipídios. Nos carboidratos, o desequilíbrio está associado à quantidade de açúcar (sacarose) ingerida: 13,7%, quando o recomendado é de no máximo 10%. Entre as proteínas, destaca-se o consumo superior a 50% de proteínas animais, que possuem maior valor biológico”.

De forma comparativa, com a pesquisa realizada há cerca de 30 anos, em 1974-1975, a POF apresenta dados que comprovam um maior consumo de produtos industrializados como biscoitos e refrigerantes, enquanto que o consumo dos tradicionais arroz e feijão perdeu a importância entre a população. Outras informações sobre a pesquisa são encontradas no site do IBGE.

Veja a programação completa do Simpósio.


 

.