Procure:
 

Noticias da SBAN - Agosto 2007

Curso de Alimentação Coletiva e Segurança Alimentar

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Alimentação Coletiva e Segurança Alimentar da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O objetivo é proporcionar, aos profissionais que atuam na área de alimentos e gerenciamento, qualidade e segurança nos processos de produção das refeições.

Estão sendo oferecidas 40 vagas, voltadas para quem tem graduação nas áreas de alimentação e nutrição. “Vamos capacitar o profissional para a aplicação das novas legislações alimentares. Muitos desconhecem ou não sabem como aplicá-las”, explica uma das coordenadoras do curso, Cilce Helena Bertin.

Ao todo serão 18 disciplinas, ministradas por professores do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e convidados de instituições de ensino superior de outros estados.

Fazem parte do programa os seguintes temas: Aproveitamento Integral dos Alimentos; Controle de Qualidade; Legislação Alimentar; Análise Microbiológica; Capacitação de Manipuladores de Alimentos; Gestão em Alimentação Coletiva e Segurança Alimentar, entre outros.

As aulas começam em agosto e vão até dezembro de 2008. As inscrições podem ser feitas no site: www.fundacaouniselva.org.br.


Deficiência de Colina em Grávidas Pode Causar Danos

Uma pesquisa organizada por três universidades norte-americanas, com a participação do Instituto Nacional de Saúde (EUA) sugere que mulheres norte-americanas não estão ingerindo a quantidade suficiente de colina para promover o desenvolvimento normal do cérebro do feto durante a gravidez. Intitulada “Choline Awareness in America”, a pesquisa foi analisada pelo cardiologista e nutrólogo do IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição, Carlos Daniel Magnoni.

O brasileiro explicou que “no desenvolvimento fetal a colina é transportada, através da placenta, da corrente sangüínea da mãe para o feto, numa concentração 14 vezes maior do que a existente no sangue da mãe (principalmente entre a 20º e 25º semana – período de formação do hipocampo, que é centro da memória). Da mesma forma, a concentração de colina no leite materno é 100 vezes maior que na corrente sangüínea da mãe. E, por esta razão, é recomendado um nível de ingestão mais alto para mulheres grávidas ou em lactação”.

De acordo com o Conselho de Alimentos e Nutrição dos Estados Unidos (US Food and Nutrition Board), durante a gravidez, é recomendado que a ingestão de colina seja de 450mg por dia. Para lactantes a recomendação é de 550 mg por dia. Os pesquisadores descobriram que os americanos consomem, em média, somente 314 miligramas de colina por dia.

Esta mesma quantidade, segundo o Dr. Magnoni, pode estar contida na mesa do brasileiro numa refeição que inclua arroz, feijão, bife, salada e frutas, já que a maior fonte de colina do brasileiro é o feijão, que ainda está presente no cardápio diário.

Fonte: The Solae Company.



Relação da Ingestão de Medicamentos com Alimentos

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Chicago, nos EUA, revelou que determinados medicamentos, principalmente para o tratamento do câncer de mama, são mais eficazes quando ingeridos com uma refeição rica em gordura.

O estudo foi publicado no Journal of Clinical Oncology e sugeriu que a circulação do lapatinib no sangue – quando ingerido com alimentos, e não com o estômago vazio – pode aumentar em até 167%. O medicamento é utilizado no tratamento do câncer de colo do útero e de mama. Nos casos de ingestão junto com alimentos gordurosos, esta porcentagem aumentou para 325%.

Os professores Mark Ratain e Ezra Cohen, coordenadores da pesquisa, acreditam que os resultados obtidos podem ajudar também no combate à diarréia (um dos efeitos colaterais) e, no futuro, podem levar à diminuição das doses do medicamento.

Fonte: BBC Brasil.



APAN Realiza Congresso em Agosto

Entre os dias 23 e 25 de agosto, a Associação Paulista de Nutrição (APAN) realizará o 4º Congresso Paulista de Nutrição (CPNutri). Com o tema “Diversidade: Percorrendo os Caminhos da Nutrição e Alimentação”, o evento acontecerá no Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, SP.

Fazem parte da programação científica os seguintes assuntos: Suplementação de Proteínas e Aminoácidos no Exercício de Força; Hábitos Alimentares e Perfil Epidemiológico dos Brasileiros; Aplicando Marketing na Nutrição: Foco em Atendimento ao Cliente; Influência da Mídia sobre a Percepção Corporal; Qualidade de Vida e Responsabilidade Social – Atuação do Nutricionista, entre outros.

As inscrições podem ser feitas no site: www.cpnutri2007.com.br. Maiores informações pelos e-mails: apanutri@terra.com.br ou apanutri@apanutri.com.br.



Estudo Relaciona Refrigerantes à Síndrome Metabólica

O Instituto de Framingham, dos Estados Unidos, publicou recentemente um estudo sobre o hábito diário de beber refrigerante na revista Circulation, da Associação Norte-Americana do Coração. Segundo o principal autor do estudo, o professor Ramachandran Vasan, pela primeira vez, foi demonstrada a associação entre os que bebem uma ou mais doses de refrigerante – inclusive os diet/light – por dia com um maior risco de desenvolver a síndrome metabólica. O professor informa ainda que estudos anteriores ligavam o consumo de refrigerantes a múltiplos fatores de risco para doenças cardíacas, mas não havia registro de estudos com os produtos diet/light.

Durante quatro anos, foram pesquisadas nove mil pessoas de meia-idade, em três ocasiões diferentes. Aqueles que consumiam um ou mais refrigerantes por dia tiveram um aumento de 48% na prevalência da síndrome metabólica. Outras conclusões chegadas com este estudo, para quem bebe mais de um refrigerante por dia, foram:

- eles têm 31% a mais de chances de serem obesos;
- 25% mais de risco de elevarem as taxas de triglicerídeos;
- 32% mais propensão de reduzir as taxas do colesterol bom.

Leia o artigo na íntegra no site http://www.circ.ahajournals.org.

Fonte: Agência Fapesp.