CARLA SORAYA COSTA MAIA 1 ; DAN LINETZKY WAITZBERG 2 ; SÍLVIA MARIA FRANCISCATO COZZOLINO 3 1 Curso de Nutrição/ Universidade Estadual do Ceará; 2 Professor Associado do Departamento de Gastroenterologia - FMUSP; 3 Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo Endereço para correspondência: Carla Soraya Costa Maia, Av. Paranjana, 1700. Itaperi - Fortaleza, CE. e-mail: soraya@ipmax.com.br ou csoraya@terra.com.br Agradecimentos: Prof. Dr. Dan Waitzberg e ao pessoal do AMULSIC/FMUSP; Prof. Dr. Rui Curi - Laboratório de Fisiologia do Instituto de Ciências Biomédicas/USP; Profa. Dra. Dulcinéia Abdalla – Laboratório de Bioquímica Clínica - FCF/USP.
Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito da suplementação de selênio em pacientes com Síndrome do Intestino Curto, submetidos à nutrição parenteral domiciliar. Foram estudados quatro pacientes com Síndrome do Intestino Curto, dos quais dois receberam suplementação de 60mg de selênio endovenoso, na forma de ácido selenoso, por 120 dias. O grupo controle foi constituído de 20 indivíduos adultos e sadios, com idade entre 30 e 50 anos, distribuídos igualmente entre sexo e faixa etária. O grupo controle e os pacientes foram avaliados quanto às variáveis antropométricas e bioquímicas. Os pacientes foram avaliados quanto à ingestão e infusão de nutrientes. Observou-se que apenas um dos pacientes estudados apresentou algum grau de desnutrição. Nenhuma relação foi observada entre e ingestão de selênio e o estado nutricional em relação ao mesmo. A vitamina E parece estar sendo usada para compensar uma possível deficiência de selênio. A suplementação com selênio melhorou o estado nutricional dos pacientes em relação a este nutriente, entretanto, não foi suficiente para alcançar os valores considerados normais no presente estudo. Portanto, a suplementação endovenosa de selênio deve ser recomendada para este grupo de pacientes, já que os mesmos possuem absorção intestinal bastante diminuída em relação a indivíduos sadios. Há necessidade de maiores estudos para elucidar a dose diária de selênio para estes pacientes.
Palavras-chave: selênio; nutrição parenteral; avaliação nutricional.
Abstract
This study has the purpose of assessing the effects of selenium supplementation to a group of Short Bowel Syndrome patients under home parenteral nutrition. The SBS group was composed of two patients who received a 60mg daily intravenous-selenium-acid supplement during 120 days, and other two patients without supplementation. A control group of 20 healthy adult subjects, aged 30 to 50 years, was established with equal distribution by gender and age. Both control and patient groups were assessed by biochemical and anthropometric approaches. The ingestion and infusion were also assessed in Short Bowel Syndrome patients. Only one of the Short Bowel Syndrome patients was undernurished. No relationship was found between selenium ingestion and nutritional status. The vitamin E may have been used to compensate a possible selenium deficiency. Although the selenium supplementation improves the Short Bowel Syndrome patient’s nutritional status concerning this nutrient, the rate of improvement was not enough to achieve the level considered as normal by the current study. We conclude that the intravenous selenium supplementation should be recommended to this type of patients for their reduced intestinal absorption, as compared to healthy subjects. Other studies should be performed to determine the suitable dosage of daily selenium for Short Bowel Syndrome patients.
Keywords: selenium; parenteral nutrition; nutrition assessment.